As melhores bolsas de estudo na Espanha em 2019

2018 ainda segue aí mas quem tem planos de estudar na Espanha já está focando na realização desse sonho para o próximo ano, em vista disso, quero comentar com vocês sobre as melhores oportunidades de estudar na Espanha sem gastar tanto ou nada.

Já pensou em concorrer a uma bolsa de estudos no velho continente? Poucos estudantes sabem, mas muitas Instituições brasileiras possuem convênios com Universidades espanholas e europeias, abrindo portas para aqueles que desejam realizar um intercâmbio, mas não dispõe de meios econômicos suficientes.

Conseguir ser selecionado em um desses programas não é moleza, porém quem realmente tem interesse vai um passo adiantado e confere editais e requisitos de anos anteriores para estar bem preparado na hora de concorrer a uma bolsa.

Se esse é seu caso, hoje te deixo as melhores oportunidades de estudar na Espanha, CONFERE!

Universitários

 

1. Fundação Carolina

A Fundação Carolina foi criada no ano 2000 com a finalidade de aumentar a relação cultural, educativa e cientifica entre a Espanha e os países Iberoamericanos.

De lá pra cá, o projeto tem ganhado cada vez mais interessados e se tornou um dos melhores programas de bolsas para estudar na Espanha. Neste ano (2018), a Instituição ofertou mais de 640 bolsas de estudos na Espanha em mais de 190 programas de ensino. Legal né?

Os editais são, geralmente, liberados logo no inicio do ano (em janeiro) e para alguns mestrados a chamada acontece em maio. Isso é mega importante para você ir se preparando para concorrer a uma das vagas. Lembrando que a Fundação Carolina disponibiliza ajuda econômica de acordo com o programa de estudo escolhido. 

2. Fórmula Santander

Quem terminou o ensino médio também encontra oportunidade para iniciar uma graduação na Espanha. O programa Fórmula Santander em parceria com várias Universidades brasileiras oferece todos os anos 100 bolsas de estudos em diferentes Instituições espanholas. 

O Edital costuma ser liberado em meados do mês de setembro e a realização do programa de estudo é feita para o ano seguinte.

Ou seja, você realiza a inscrição em 2019 e sua formação na Espanha acontece em 2020. O Fórmula Santander oferta ajuda de custo no valor de 5 mil euros para cobrir as despesas do candidato escolhido. 

3. Universidade La Rioja

A Universidade espanhola La Rioja tem um programa de bolsas “maraaaa” e exclusivamente para nós brasileiros.

Se trata de uma formação em língua e cultura espanhola com duração de três e o melhor de tudo: com todas as despesas pagas!! Ou seja, inclui o curso, alojamento, seguro de saúde e passagem aérea. Me diz, se não é um programa de bolsas maravilhoso ?

Para participar é preciso ficar ligadinho no edital que costuma ser aberto no mês de março e inscrições aceitas até abril. 

4. Universidade de Jaén

Se trata de uma formação em língua e cultura espanhola com duração de três e o melhor de tudo: com todas as despesas pagas

Outra oportunidade bem legal para quem terminou o ensino médio no Brasil e quer iniciar uma graduação na Espanha é participar do programa de bolsas da Universidade de Jaén.

São cerca de 200 bolsas de estudos, a nível de graduação e mestrado, cobrindo despesas de matricula, auxilio econômico para gastos com alojamento e alimentação, além de um curso gratuito de espanhol para aqueles que não dominem o idioma.

O edital abre, geralmente, no mês de março e recebe inscrições até abril. Assim como outros programas é preciso preparar com antecedência uma série de documentações e ter um bom nivel acadêmico. 

Universitária – foto freepik

 

5. Europubhealth+ 

Aos queridíssimos da área de saúde o programa que agrada a gregos e troianos é o Europubhealth+ , que oferece bolsa de estudo a nível de mestrado na Espanha e em outro país europeu participante.

São dois anos de formação, com gastos de matrícula, viagem e manutenção financiados pelo programa. Além disso, você volta para casa com dois títulos de mestre, um em saúde pública e outro certificado próprio do programa Europubhealth+.

Para participar é preciso ter formação em algum curso da área de saúde, apresentar a documentação exigida e cumprir com os requisitos apresentados no edital, que costuma ser liberado em outubro (para  a primeira chamada), abril para  a 2ª chamada e a última acontece em junho.

6. Fundação Botín

Os amantes de políticas públicas não ficam de fora das oportunidades de estudar na Espanha, tanto é, que a mais de oito anos a Fundação Botín proporciona um programa de estudo intensivo de oito semanas no país.

O edital costuma ser liberado no final de abril e a bolsa cobre praticamente tudo: Gastos de viagem, programação cultural, alimentação, alojamento e seguro médico.

7. Santander Mundi

O programa de bolsas Santander Mundi oferece 100 vagas para um intercâmbio realizado em um dos 20 países aonde o banco Santander está presente, incluindo a Espanha.

A bolsa de estudo é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação de Universidades brasileiras que colaborem com esse programa, tanto é, que além do edital divulgado pelo Santander Universidades, o aluno que deseje participar deverá ficar ligadinho na convocatória interna da sua Instituição de Ensino.

A bolsa de estudos Santander Mundi está avaliada em 4 mil euros e a inscrições são abertas no mês de março. 

8. Ibero-Americanas

O Programa de bolsas Ibero-Americanas, é uma das melhores oportunidades para brasileiros que desejam estudar no exterior.

Este intercâmbio é direcionado para estudantes de graduação que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos acadêmicos em um dos países participantes, incluindo a Espanha.

São mais de mil bolsas de estudos avaliadas em três mil euros para cobrir gastos com taxa de matrícula, alimentação, transporte e hospedagem. 

O edital é liberado a meados de maio/junho e as inscrições são feitas no site oficial do programa e também na sua Universidade.

9. Top España

Em 2019 o programa Top España completará sua 10ª edição e é sucesso entre os universitários brasileiros. Ao todo são oferecidas 100 bolsas de estudos para curso de espanhol e cultura espanhola na renomada Universidade de Salamanca.

Nesse programa, professores são bem vindos e também podem participar. Vale lembrar, que o programa Top España cobre passagem de ida e volta, traslado até Salamanca, hospedagem, material didático e 100% do curso pago. Maravilha né ?

Para participar é preciso ficar atento para o edital que incluirá as universidades brasileiras participantes, além de realizar a inscrição no site oficial.  Não esqueça que em março você já tem um compromisso marcado com essa oportunidade. Anota no calendário! 🙂

10. Universidade de Salamanca

A Universidade de Salamanca é uma das mais renomadas do mundo e todos os anos em parceria com o Santander Universidades oferta 50 bolsas de estudos para nivel de graduação.

A bolsa de estudo inclui isenção de matricula,  alojamento e manutenção na Universidade de Salamanca. O edital é  normalmente divulgado em meados do mês de maio ou inicio de junho. 

Bandeira da Espanha – foto freepik

 

Bateu aquela vontade de fazer as malas e vir dar um up grade no seu perfil profissional ? Então te aconselho a começar hoje mesmo a ler os editais passados, reunir a documentação necessária e se preparar ao máximo para garantir uma vaga.

Você pode encontrar informações detalhadas de todos os programas de bolsas de estudos citados nesse texto em Bolsas de estudos na Espanha e conferir outros projetos para brasileiros que desejam estudar mestrado e doutorado no país.

Textos recomendados:

 

Boa sorte, navegantes! 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

2 Replies to “As melhores bolsas de estudo na Espanha em 2019

  1. Eu sempre sonhei estudar fora do país, entretanto ouvi a falar da bolsa de estudo da Espanha fiquei tao. feliz e gostaria de estudar la

    1. Melhor que sonhar é realizar, né? Brasil e Espanha possuem varios acordos em relação a bolsa de estudos. Essa é uma ótima oportunidade para vir ao país e vivenciar uma experiência única. Fica atenta aos editais que vou liberando aqui no blog e não deixe de tentar a sorte. ☺️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *