Entrevista de trabalho na Espanha | Dicas importantes para ir bem preparado!

Morar no exterior é aquela experiência que todo mundo deveria passar pelo menos uma vez  na vida. Sério. Das duas uma: ou você vai  curtir muito todos os desafios dessa aventura ou você vai se acomodar em um lugar e não “arredar o pé” nunca mais.

Agora, será que já passou pela sua cabecinha como são as entrevistas de trabalho fora do Brasil? Será que é dificil? Demora? Muito exeigente?

Pois bem, partindo do principio de que a gente precisa ganhar o “leitinho” das crianças todo mês, hoje compartilho com vocês pontos importantes para “trampar” na Espanha.

• Emprego informal na Espanha: Como são as entrevista e em que trabalham?

Como a maioria dos imigrantes que vivem na Espanha, arrisco dizer que mais de 90% começa a vida laboral no país dessa forma. Sem ter um contrato de trabalho válido e exercendo em outras áreas, como por exemplo, cuidando de crianças ou pessoas idosas.

Esse tipo de trabalho, normalmente, chega através de um conhecido, um amigo ou familiar, que basicamente te abre algumas portas para “se virar” e ganhar alguma coisa no mês.

Acontece que em muitos casos, o empregador se aproveita de muitos fatores ( imigrantes ilegais, não pagar impostos, etc) e não gera um contrato de trabalho por isso entra na categoria “emprego informal”.

Como vocês já podem deduzir, para trabalhar em “negro” ( como essa prática é conhecida aqui na Espanha), as exigências quase sempre são escassas e as entrevistas não cumprem uma formalidade.

Normalmente, quem arrisca um portunhol, tenha experiência e aceite  ganhar pouco, acaba conseguindo um emprego nessas condiçoes.

Nessa bola de neve se junta também quem vive legalmente no país e os próprios espanhois que buscam qualquer fonte de renda e aceitam trabalhar sem um contrato de trabalho, fazendo horas extras não pagas e ganhando um salário abaixo do mercado.

• Emprego Formal na Espanha: Como são as entrevistas e em que trabalham?

Trabalhar de maneira formal na Espanha, consiste basicamente em “cotizar”. Ou seja, ter um contrato laboral e obviamente estar inscrito no sistema de seguridade social do país.

É aqui que começam as exigências. Dentre elas, ter documentação em día, saber falar, escrever e ler fluentemente em castelhano, ter experiência prévia e “quase que obrigatoriamente” ter conhecimento de inglês ou um segundo idioma (frânces, alemão, etc).

As ocupações são diversas e abarcam todos os niveis de escolaridade, aumentando as exigências de acordo o nivel da oferta de trabalho. Isso significa que quanto mais importante for o cargo, maiores serão os requisitos para conquistar a vaga.

Como são as entrevistas de trabalho na Espanha ?

Bom, depende. Depende da empresa, da vaga ofertada, do número de candidatos, da área, enfim, depende.

Para isso, vou contar básicamente as perguntas que fazem logo na primeira entrevista, que pode ser feita tanto pessoalmente quanto por telefone.Uma coisa é certa: se prepare com antecedência, pois faz toda a diferença!

Fale de você! Juro que dá vontade de chorar minhas pitangas quando me dizem isso (KKKKK), mas aqui é muito comum esse primeiro contato. Querem te conhecer um pouco. E preste bem atenção no que vai dizer. Não enrole muito, os espanhois detestam ladainha e querem respostas objetivas.

Ha quanto tempo você está sem trabalhar? Por que?Parece uma pergunta até boba né? Só que não. Essa é uma maneira típica de confirma se o que você colocou no seu CV é verdade.

Além disso, também podem perguntar o motivo da saída do seu último trabalho e o que você andou fazendo durante o periodo sem emprego.

Quais são seus pontos fortes e suas debilidades. – Essa quase sempre aparece no meio de qualquer entrevista. A empresa basicamente está sondando você, afinal, é pra isso que serve uma entrevista de trabalho.

• Porque você quer trabalhar nesta empresa?   Saiba  expor seu grau de interesse na vaga é uma melhor opção.

Como vocês podem observar, as perguntas são bem parecidas com as de uma entrevista de trabalho feitas no Brasil, e para falar a verdade, por todas  que passei aqui na Espanha, notei que não havia tanta diferença assim.

A priori, antes ou durante o processo, o enrtrevistador explica sobre a vaga, função, horários, salários e outras informações relevantes.

Se a empresa dispõe de um número alto de vagas, pode acontecer do processo de seleção ser feito em grupo,  através de questionários, entrevistas mais diretas e divididas por etapas eliminatórias.

O que levar em uma entrevista de trabalho na Espanha?

• Curriculum vitae atualizado. Nunca leve apenas um.
• Caneta e um bloco de anotações.
• Seu documento de identificação.
• Um sorriso na cara ajuda bastante 🙂
• Lembre-se de ir vestido “formalmente” (sem exageros). 😉

6 Dicas para conseguir um emprego na Espanha:

1º- Tenha sua autorização para trabalhar no país sempre em vigor.
2º- Prepare um bom CV – Coloque foto e informações objetivas.
3º- Se cadastre nos sites de emprego e se candidate constantemente nas vagas.
4º- Conheça o máximo de pessoas que puder. Um contatinho sempre ajuda!
5º- Foca no castelhano e no inglês!!
6º- Não leve nada para o lado pessoal. Como já comentei em outros textos, os espanhóis são bem diretos ao falar e isso pode ser interpretado de uma forma grosseira para quem não está acostumado. 

Quer mais informações sobre esse tema? Acesse nossa seção Trabalhar na Espanha


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

 

 

 

 

 

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!