Estudar na Espanha | Como solicitar o visto de estudante no Brasil e na Espanha

[ Texto Atualizado 22/10/18]

A Espanha sempre foi um país muito estimado pelos brasileiros que procuram vivenciar a experiência de viver por terras europeias. Nos últimos anos o número de conterrâneos interessados em seguir sua formação no país tem simplesmente disparado.

À relação entre Brasil e Espanha ficou mais próxima e muitos acordos bilaterais foram assinados, abrindo caminho para brasileiros que desejam estudar por terras espanholas.

No post de hoje vou explicar básicamente sobre esse tipo de “visto”  de residência na Espanha por motivo de estudo.

 Antes de tudo, saiba que o visto para estudos na Espanha comtempla estadias superiores a 90 dias  e na legislação anterior ele poderia ser solicitado somente no Brasil.

Contudo, a normativa que recentemente entrou em vigor, respalda o direito do solicitante de realizar o pedido já estando na Espanha, desde que esteja no prazo legal (ou seja, em situação regular no país) e com no minimo um mês antes de expirar seu visto (no caso de visto de turismo).

Vamos lá, sabemos que a Espanha pode ser bem burocrática,por isso antes de  solicitar o visto de estudante você precisa cumprir com uma série de requisitos.

Requisitos para obter o visto de estudante na Espanha 

  • Você não pode ser Europeu e nem familiar de cidadãos europeus ( porque nesse caso seria aplicado outro tipo de autorização).

  • Não pode estar com a entrada proibida na Espanha e nem em países da qual o país tenha acordos. Exemplo: Você viveu ilegal em Portugal, retornou ao Brasil, porém está proibido de regressar por um periodo de 5 anos? Então você não passará nem pelo aeroporto
  • Ter dinheiro suficiente para os gastos e também para regressar ao Brasil. Segundo o IPREM, para o seu sustento deverá comprovar mensalmente aproximadamente 540€.No caso de haver pagototalmente o lugar de estadia não será obrigatório apresentar essa quantia total, mas exigirão um minimo.

  • Ter um plano de saúde particular. Infelizmente, España e Brasil desfizeram o acordo em que havia uma cooperação e direito à saúde pública em ambos.

  • Se você é menor de idade vai precisar comprovar a autorização dos seus pais para viajar sem eles e tudo muito bem explicadinho. Com o lugar onde você vai ficar, nome da escola, etc.

  • Ter sido admitido em um centro de estudo autorizado e que este ao final forneça um título ou certificado.

  •   Não ter nenhuma doença que seja um perigo para a sáude pública do país .

 

Documentação para pedir o visto de estudante 

• Passaporte em vigor.
• Fotografia 3×4
• Comprovante financeiro para o tempo de estadia e para seu retorno ao Brasil. ( Por exemplo, extrato bancário).
• Seguro médico aceito na Espanha e que cubra o tempo total de peranência no país.
• Documento referente ao curso  ou estudos que irá realizar. 
• Formulário de pedido do visto, completamente preenchido e assinado por você ou seu representante legal.
• Atestado médico e certificado de antecedentes penais, devidamente legalizados. Apostila de Haia facilita a legalização de documentos brasileiros na Espanha

Como pedir o visto de estudante para a Espanha ?

Você (seus responsáveis, caso seja menor de idade) ou representantes legais,  devem ir com todos esses documentos listados acima até o Consulado Español da sua cidade caso esteja no Brasil ou diretamente ao departamento de Subdelegación del gobierno da cidade na qual esta na Espanha. Ou enviá-los por correios ao Consulado Geral da España,no Brasil. 

Realizar o pagamento da taxa correspondente ao visto de estudante e esperar o prazo de resolução, que poderá ser favorável ou não.

O tempo máximo para ter uma resposta será  de um mês, contantos a partir do dia em que você entregou sua documentação.

Visto autorizado 

Quando for autorizado seu visto, você tem o prazo máximo de 2 meses para ir buscá-lo. Se a sua permanência na Espanha for superior aos 6 meses, você terá que fazer uma cédula de identificação, chamada “Tarjeta de extranjero”, que deverá ser solicitada assim que chegar na Espanha.

NIE: Documento de Identidade para Estrangeiros |Saiba como solicitar

Visto de residência para familiares do estudante 

Familiares do titutar do visto que desejem morar na Espanha  poderão acompanhá-lo de forma legal mediante a solicitação no momento de tramitar o visto de estudante ou posteriormente. 

Para isso, é preciso reunir requisitos e documentações adicionais, quase todas vinculadas a comprovação econômica suficiente para se manter no país, já que os familiares não são autorizados a trabalhar.

Trabalhar na Espanha com visto de estudante 

Outro ponto importante relacionado com o visto de estudos é que ele permite a realização de atividades lucrativas.  Ou seja, você estará autorizado a trabalhar (jornada semanal de 20 horas) ja seja por conta própria ou não, sempre que a atividade seja compatível com o horário de estudo, regularizada e o dinheiro não seja um recurso necessário para sua estancia no país.

 A duração de estadia por Estudo é de no máximo um ano,porém, existe meios para o prorrogamento desse prazo.

Fonte: Consulado Espanhol


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

0 Replies to “Estudar na Espanha | Como solicitar o visto de estudante no Brasil e na Espanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *