Estudar na Espanha: saiba como solicitar o visto de estudante no Brasil e na Espanha

Texto Atualizado 22/10/18

A Espanha sempre foi um país muito estimado pelos brasileiros que procuram vivenciar a experiência de viver por terras europeias. 

Nos últimos anos o número de conterrâneos interessados em seguir sua formação no país tem simplesmente disparado.

A relação entre Brasil e Espanha ficou mais próxima e muitos acordos bilaterais foram assinados, abrindo caminho para brasileiros que desejam estudar por aqui.

Visto de estudante na Espanha

Antes de tudo, saiba que o visto para estudos na Espanha contempla estadias superiores a 90 dias  e na legislação anterior ele poderia ser solicitado somente no Brasil.

Contudo, a normativa que recentemente entrou em vigor respalda o direito do solicitante de realizar o pedido já estando na Espanha.

Para isso é preciso que o requerente  esteja no prazo legal (ou seja, em situação regular no país) e com no minimo um mês antes de expirar seu visto (no caso de visto de turismo).

Requisitos para obter o visto para estudos na Espanha

Vamos lá, sabemos que a Espanha pode ser bem burocrática,por isso antes de  solicitar o visto de estudante você precisa cumprir com uma série de requisitos.

  • Você não pode ser Europeu e nem familiar de cidadãos europeus ( porque nesse caso seria aplicado outro tipo de autorização).
  • Não pode estar com a entrada proibida na Espanha e nem em países da qual o país tenha acordos. 
  • Ter dinheiro suficiente para  sua estadia na Espanha  e também para regressar ao Brasil.
  • Ter um plano de saúde particular. Infelizmente, España e Brasil desfizeram o acordo em que havia uma cooperação e direito à saúde pública em ambos.
  • Se você é menor de idade vai precisar apresentar a autorização dos seus pais para viajar sem eles em que conste lugar onde você vai ficar, nome da escola, etc.
  • Ter sido admitido em um centro de estudo autorizado e que este ao final forneça um título ou certificado.
  • Não ter nenhuma doença que seja um perigo para a sáude pública do país .

Documentação para pedir o visto de estudante 

  • Passaporte em vigor.
  • Fotografia 3×4
  • Comprovante financeiro para o tempo de estadia e para seu retorno ao Brasil. ( Por exemplo, extrato bancário).
  • Seguro médico aceito na Espanha e que cubra o tempo total de permanência no país.
  • Documento referente ao curso  ou estudos que irá realizar. 
  • ormulário de pedido do visto, completamente preenchido e assinado por você ou seu representante legal.
  • Atestado médico e certificado de antecedentes penais, devidamente legalizados. Apostila de Haia facilita a legalização de documentos brasileiros na Espanha

Como pedir o visto de estudante no Brasil ?

Você (seus responsáveis, caso seja menor de idade) ou representante legal, deverão apresentar a documentação listada acima ao Consulado espanhol da sua cidade ou envia-los por correios ao Consulado Geral da Espanha no Brasil.

Quando for autorizado seu vist, você terá no máximo de 2 meses para ir buscá-lo. Se a sua permanência na Espanha for superior aos 6 meses, você terá que fazer uma cédula de identificação chamada“Tarjeta de extranjero”, que deverá ser solicitada assim que chegar na Espanha.

E na Espanha ?

Diretamente ao departamento de Subdelegación del gobierno da cidade na qual esta na Espanha.

Taxas

Realize o pagamento da taxa correspondente ao visto de estudante e espere o prazo de resolução, que poderá ser favorável ou não.

Visto de residência para familiares do estudante 

Familiares do titutar do visto que desejem morar na Espanha  poderão acompanhá-lo de forma legal mediante a solicitação no momento de tramitar o visto de estudante ou posteriormente. 

Para isso, é preciso reunir requisitos e documentações adicionais, quase todas vinculadas a comprovação econômica suficiente para se manter no país, já que os familiares não são autorizados a trabalhar.

Trabalhar na Espanha com visto de estudante 

Outro ponto importante relacionado com o visto de estudos é que ele permite a realização de atividades lucrativas. 

 Ou seja, você estará autorizado a trabalhar (jornada semanal de 20 horas) ja seja por conta própria ou não, sempre que a atividade seja compatível com o horário de estudo, regularizada e o dinheiro não seja um recurso necessário para sua estancia no país.

 A duração de estadia por Estudo é de no máximo um ano,porém, existe meios para o prorrogamento desse prazo.

Tem interesse em morar, estudar, trabalhar ou simplesmente “turistar” pela Espanha? Te convido a acompanhar nosso conteudo e ficar por dentro de tudo que acontece! 🙂 Assine a nossa newsletter. É gratuito!

 

Fonte: Consulado Espanhol


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

6 Replies to “Estudar na Espanha: saiba como solicitar o visto de estudante no Brasil e na Espanha

  1. Estou indo para Madrid e abril e quero tentar o visto de estudante, porém aí minha irmã mora em Madrid e tem nacionalidade…Isso seria um problema, nas regras aparece q o solicitante não pode ter um parente Europeu

  2. Ola sou micro empreendedor de barbearia no brasil gostaria de aplicar pro visto de autonomo pra espanha e um negocio pequeno vc acha que com 10 mil euros eu posso pedir este visto?desde ja agradeco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *