Homologação de diploma universitário brasileiro na Espanha | Passo a passo

 

Se você estudou o Ensino Superior no Brasil e pretende morar na Espanha, certamente já deve ter se questionado se a sua formação universitária é aceita para exercer sua profissão no país.

O processo de Homologação é a via oficial para validar seu diploma superior na Espanha, já que só assim ele terá efeitos acadêmicos e profissionais no país. Esse trâmite esta supervisionado pela Subdireção Geral de Títulos e Reconhecimentos do Ministério de Educação Espanhol.

No entanto, é importante lembrar que a obrigatoriedade do processo de homologação está relacionada com aquelas profissões que exigem estarem inscritas em um Conselho regional (como por exemplo, o Conselho Regional de Medicina) para poder exercer profissionalmente ou em casos de contratações laborais públicas espanholas.

1º  Passo 

Primeiramente, tenha em conta que é um processo bastante burocráticoentão um punhado de paciência será indispensável.

Além disso, é preciso conferir se a sua titulação universitária permite ser homologada na Espanha, por isso, é importante consultar a lista de títulos universitários espanhóis já que algumas profissões que existem no Brasil não existem na Espanha ou não é permitida a homologação. 

Assim como em qualquer país, antes de qualquer trâmite você precisará analisar a lista de requisitos para assegurar de que se enquadra nas exigências impostas pelo Estado Espanhol.

Por isso, leia atentamente às informações se você pretende Homologar titulações SUPERIORES obtidas no Brasil.

2º Passo – Cumpro com os requisitos ?

Todos os documentos apresentados nessa solicitação devem ser oficiais e estarem devidamente legalizados ( através da Apostila de Haia) e traduzidos. Veja como apostilar seus documentos para esse trâmite 

3º Passo – Documentação Necessária 

• Ficha de Solicitação para Homologação de Estudos Superior.
• Ficha de pagamento no valor  correspondente de 160 €. 
• Fotocópia autenticada do seu RG ou documento em que conste sua Nacionalidade (Passaporte e RG).
• Fotocópia autenticada da grade curricular onde deverá constar: A carga horaria total em anos acadêmicos do curso, o plano de estudo com as disciplinas cursadas e a carga horaria de cada uma delas e também a  carga horaria do ano letivo.
• Fotocópia autenticada do diploma.
• Traduzir  a documentação para o Español por um tradutor juramentado.

4º Passo – Entrega da documentação 

Após reunir a documentação legalizada e traduzida é hora de iniciar o processo que pode ser feito de forma online diretamente no site do Ministério de Educação Espanhol ou presencialmente em qualquer Registro Público da Administração General do Estado Espanhol, Comunidades Autónomas (Ministerio de Educación, por exemplo). Se você segue no Brasil, o processo é feito no Consulado Espanhol.

5º Passo – Espera do Resultado 

É preciso ter paciência, não existem um tempo estimado de resposta, mas geralmente em torno de sete  a nove meses acontece um primeiro contato, onde será informado se o seu titulo foi denegado, homologado ou direcionado para a Homologação Concedida. 

Nesse último caso, você será notificado sobre que complementos formativos seu curriculo universitário precisa ter, isso te permitirá se matricular em qualquer universidade pública espanhola para poder cumprir com a exigência solicitada.

Feito isso, estudos completados e aprovados, outra vez você reabre o processo de homologação e espera o resultado.Ter um bom nível de Espanhol ajudará bastante no processo. 🙂 Boa sorte!

 

Fonte: Ministerio de Educación EspañolConsulado Espanhol no Brasil


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo:

Saludos!!

 

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!